Artesanato

O primoroso artesanato do concelho de Palmela trabalha sobre diversos materiais, como o latão, o ferro, o azulejo, a cantaria e a cerâmica.
Palmela é terra de artesãos de nomeada como é o caso de Sebastião Fortuna, exímio no artesanato clássico, em tijoleira, azulejaria artística ou trabalhos de cantaria.
Referência, também, para a Escola de Artesanato que recupera e transmite o saber do trabalho em pedra, típico do século XVIII.


Espaço Fortuna
Situado em pleno parque da Arrábida, a dois passos de Palmela, o Espaço Fortuna proporciona a todos os que o visitam, um conjunto de serviços onde o Lazer a Cultura e o Turismo caminham de mãos dadas com a arte. Dada a história e a arquitectura do complexo, este espaço convida-o a um encontro com a tradição do barro, arte milenar que individualiza as raízes de um povo, testemunha o seu passado e dá expressão à sua cultura.

Do Forno à pintura, em pequenas peças ou em grandes painéis de azulejo, cada objecto é único porque nasce do mistério e da força do artificie.
Com uma traça regional única este espaço possui um carisma e envolvência que proporciona a todos os seus visitantes a possibilidade de num ambiente tranquilo:

•Apreciar e adquirir peças de Cerâmica Artesanal;
•Realizar Reuniões de empresa; Cocktails, banquetes;
•Aprender a trabalhar o barro e a pintar peças de cerâmica:
•Visitar exposições temáticas.