Palmela

Situado em plena área metropolitana de Lisboa, o concelho de Palmela está integrado na Região de Turismo de Setúbal. Desde tempos pré-históricos, pela sua localização privilegiada e estratégica, Palmela apresenta vestígios das várias culturas que por aqui passaram. Palco das lutas da conquista cristã aos Mouros, é D. Afonso Henriques que lhe atribui o primeiro foral, em 1185. A escolha do Castelo de Palmela, em 1443, como sede da Ordem Militar de Santiago de Espada durante cinco séculos é um marco fundamental da sua identidade.

Nesta localidade é imperdível o Portinho da Arrábida, pelas águas  tão claras e  arreia branca,  harmoniosa beleza, pequeno paraíso em terras Lusas.
Portinho da Arrábida
http://boacamaboamesa.expresso.sapo.pt

E porque Portugal foi grande, necessariamente deve que estruturar fortalezas, para assegurar o seu território.  O  Forte de Santiago do Outão, também conhecido por  Forte de Santa Maria da Arrábida  foi um complemento de defesa da baía de Sesimbra.
 Forte de Santiago do Outão
http://fotografiadejoaopalmela.blogs.sapo.pt/tag/forte

No Castelo de Palmela, D. Sancho I, mandou fazer reparações na fortaleza que o entregou a  Ordem de Santiago, que fizeram de Palmela a sede da Ordem, modernizado mais tarde para o uso de artilharia por  D. Pedro II.
Castelo de Palmela
https://commons.wikimedia.org


 A Fortaleza de São Filipe de Setúbal  desempenhou um papel tático  defensível  de Setúbal e reforço a linha de defesa da costa portuguesa, fustigada por piratas do norte da Europa e de África.

Fortaleza de São Filipe de Setúbal
http://roteiro.jmobp.com/