Breve referência gastronómica da Península de Setúbal, de passagem por, Sesimbra, Palmela, Setúbal, Alcácer do Sal, Santiago do Cacém e Sines há iguarias imperdíveis.
Gastronomia de Sesimbra
A gastronomia sesimbrense está intimamente ligada à pesca e ao mar. Os seus aromas e sabores reflectem-se nos deliciosos pratos confeccionados à base de peixe e marisco, mas também na doçaria e nos produtos do campo, que devido ao clima e à geografia apresentam características únicas.
O espadarte é uma das principais iguarias da gastronomia local.
O Peixe-espada Preto é outra espécie característica de Sesimbra, e actualmente está a passar por um processo de Certificação.
Exigente também pratos como; Arroz de Polvo, Açorda de marisco, Ensopado de lulas, Caldeirada, Bifes de Espadarte e Sardinha assada.
A apicultura é outra das actividades em crescimento no concelho graças às condições naturais da região.
Exemplos:
- Petiscos
- Conservas
- Cademontes (espécie de bacalhau)
- Mariscos
- Sardinha assada
Sabores do Campo (produtos regionais)
- Queijo fresco da Azoia
- Pêra de inverno
- Pão Caseiro
- Mel
- Maçã Camoesa
Doçaria:
- Brisas do Castelo
- Catarinas
- Zimbros
- Broas de Alfarim
- Almirantes
- Farinha torrada
Gastronomia de Palmela
Exemplos de pratos Típicos:
- Sopa de Tamboril com poejos
- Coelho com feijão à moda de Palmela
Sobremesas:
- Pêras cozidas em vinho moscatel
Gastronomia de Setúbal
Sardinha assada no pão ou no prato com salada e batata cozida, foi distinguida em 2011 como uma das "7 maravilhas da Gastronomia". A frescura habitual do peixe e a mestria inigualável com que é assado, fazem da sardinha de Setúbal, um cartão de visita.
À semelhança da sardinha, tem a relevância, o Choco, especialmente o frito. Prato típico de Setúbal, onde a sua fama já ultrapassou fronteiras.
Outro ex-líbris gastronómico de Setúbal, são as Ostras. Este molusco, faz parte do património regional e tem-se distinguido ao longo dos tempos pela extraordinária qualidade que apresentam,
que se deve ao fito plâncton característico do estuário do Sado e que é o único alimento que estas Ostras assimilam e que lhe dão um sabor superior.
A Península de Setúbal é uma região pioneira na elaboração de produtos vinícolas de reconhecida qualidade como é o caso do Moscatel de Setúbal, vinho generoso cuja área produtiva se encontra delimitada desde 1907.
Existem dois tipos de vinhos generosos com direito à denominação de origem controlada Setúbal (DO Setúbal): o produzido com castas brancas, onde a casta Moscatel de Setúbal está obrigatoriamente presente numa percentagem igual ou superior a 67%, e o produzido com castas tintas, onde a casta Moscatel Roxo está presente com uma percentagem mínima de 67%. As designações tradicionais «Moscatel de Setúbal», «Moscatel Roxo» ou «Roxo» só podem ser usadas quando estas castas contribuam com, pelo menos, 85% do mosto utilizado.
(fonte http://www.vinhosdapeninsuladesetubal.pt/CVRPS/PortalRender.aspx?PageID=239c3b24-7bd5-47ba-bbc1-18c5802d82be)
Outros pratos típicos:
- Salmonetes à Setubalense
- Feijoada de Choco
- Caldeirada à Setubalense
Doçaria:
- Tortas de Azeitão
- Esses de Azeitão
Gastronomia de Alcácer do Sal
Exemplos de pratos típicos:
- Migas de Bacalhau
- Chispe no forno
- Açorda à Alentejana
Doçaria:
- Pinhoadas
- Bolo de pinhão
- Queijadas
- Rebuçados de Ovo
- Bolo Real
Gastronomia de Santiago do Cacém
Exemplos de pratos típicos:
- Caldeirada de Enguias
- Ensopado de enguias à moda da Lagoa com pão frito ou torrado
- Açorda de poejos com enguias fritas
- Cataplana de enguias
- Espetada de enguias
- Bifinhos do lombo com camarão
- Chanfana de pato com batata-doce
- Espetada de polvo com gambas
- Massinha de tainha da lagoa
- Vários pratos com carne de porco preto
Doçaria
- Alcomonias (Bolos de Pinhão, farinha e mel)
- Laranjinhas Doces
- Bolo de Santiago
Gastronomia de Sines
Pratos Típicos:
- Açorda de marisco
- Feijoada de búzios
- Migas com peixe frito
- Arroz de caramujos
- Lapas
- Mexilhão
- Marisco
- Açorda de lapas
- Feijão com marisco
- Saladas de choco
- Búzios
- Ovas
- Cataplana Trinca Espinhas
- Linguadinhos fritos com arroz de ovas
- Choco frito à setubalense
- Amêijoas à Bulhão Pato
Doçaria
- Os Vasquinhos
- As Jardôas
- Frutos do mar
- Areias de Sines
- Brisa de Sines
Conheça ainda,
-Festival da Enguia da Lagoa de Santo André
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém, com o apoio da Junta de Freguesia de Santo André, tem vindo a organizar, nos últimos dois fins de semana de Janeiro, o Festival da Enguia da Lagoa de Santo André.
O objetivo primordial passa por impulsionar a economia local através da promoção da gastronomia e de um produto de reconhecida qualidade como património local e enquanto elemento estratégico para desenvolvimento da economia local, nomeadamente dos estabelecimentos de restauração da freguesia de Santo André.
Como objetivo transversal, pretendem surpreender quem os visita, não só pela qualidade das enguias, o que já seria um motivo suficiente, mas sobretudo para dar a conhecer o património natural, histórico e cultural, e pelos sabores e saberes locais.
Enguias fritas e grelhadas, ensopado de enguias, caldeirada de enguias, ou cataplana de enguias, são alguns dos pratos que os restaurantes aderentes disponibilizam nos dias do Festival.
A iniciativa não tem qualquer carácter competitivo, nem pressupõe qualquer classificação entre os participantes, que estão única e exclusivamente focados em dar a conhecer aquele que é considerado um orgulho da gastronomia local.
Nesta iniciativa preza-se o conceito de experiência gastronómica, aliado à excelência dos sabores locais e à diversidade da cozinha alentejana, fomentando um ímpeto para a dinamização da economia local com a visitação de centenas de visitantes e turistas que ali se deslocam para esse fim.