Sines

Sines, terra que viu nascer o famoso navegador Vasco da Gama. Antiga vila de pescadores virada para uma baía com imensas praias nas redondezas. Com um porto de águas profundas,  um dos poucos da Europa que permite a entrada de navios de grande porte, propiciou-o seu desenvolvimento.

30 quilómetros de costa proporcionam uma grande quantidade de praias e diversidade, praias galardoadas com Bandeira Azul nos últimos anos. Praias de boas condições sanitárias, excelentes pelas suas características naturais, mas algumas de difícil acesso e sem vigilância permanente.Uma das mais pequenas praias de Porto Covo é a praia do Salto. Situada entre Cerro da Águia e Cerca Nova, com um ambiente de tranquilidade e privacidade, faz parte, desde 2002, do grupo restrito de praias naturistas oficialmente reconhecidas em Portugal.

As praias de Sines oferecem também história. A praia Vasco da Gama, integrada no tecido urbano da cidade de Sines foi testemunha de alguns dos principais eventos da sua história, dos ataques dos corsários ao embarque de D. Miguel para a Inglaterra. A Praia de São Torpes,  a praia mais concorrida do concelho e associada à lenda de São Torpes, cujo corpo martirizado terá vindo parar às suas areias no primeiro século da Era Cristã. A jangada de São Torpes, uma curiosidade da arqueologia naval portuguesa, ainda é utilizada na pesca, ainda que de forma muito residual. A Praia da Ilha, com o canal da Ilha do Pessegueiro foi usado como porto de abrigo dos Cartagineses e Romanos na difícil subida da costa alentejana. Na Ilha, existem vestígios de uma fábrica de salga de peixe romana. No século XVIII, houve planos para usar a Ilha para um grande porto de mar (ainda são visíveis os blocos que atestam o início da sua construção).

Sines é um paraíso para a prática do surf, um santuário da vida animal e vegetal com uma costa extensa e cheia de praias para todos os gostos, cidade aberta ao mar, mas com as suas origens escondidas por trás das muralhas da antiga fortaleza medieval.

(Fonte http://maisturismo.org/as-praias-de-sines/)

O castelo de Sines construído em 1424, no reinado de D. João I, ampliado por ordem de D. Manuel I, por volta de 1512. A construção desta fortificação teve como objectivo a defesa da costa contra a pirataria. Um dos alcaides deste castelo foi, Estêvão da Gama, pai do navegador, Vasco da Gama, pelo que se julga que o descobridor do caminho marítimo para a Índia, aqui terá nascido em 1469.



  • Castelo de Sines

http://www.dorigemlusa.pt/


  •  Muralha sudoeste do Castelo de Sines com estátua de Vasco da Gama (como governador da praça de Sines)
http://www.patrimoniocultural.pt/




Curiosidade:
"Mar de Sines" considerado "melhor filme etnográfico" no Brasil 
(fonte:  http://www.tvi24.iol.pt)

Vasco da Gama em Sines
(fonte: http://www.sines.pt/pages/712)